A convite da Sociedade Brasileira de Dor (SBED) eu, Prof Ricardo Galhardoni, e meus estimados ex-alunos e colegas neuromoduladores, Dra Amanda Reis (fisioterapeuta) e Dr Daniel Tomedi (neurologista), na noite de quinta-feira 29 de julho de 2023 falamos sobre o Uso da Neuromodulação não-invasiva na Clínica de Dor. Também tivemos a oportunidade de responderam às perguntas de especialistas em dor de todo o Brasil.
Explicamos sobre mecanismos, evidências e falamos sobre casos clínicos de pacientes com dor crônica tratados com a Neuromodulação não-invasiva.
Em tempo, para você que caiu de paraquedas por aqui: a neuromodulação é toda interação realizada no cérebro e neuroeixo a fim de modular sua atividade. E ela pode ser feita de maneira física, farmacológica ou até mesmo cirúrgica. A neuromodulação não-invasiva (assunto sobre o qual falamos por aqui), compreende o uso de campos elétricos ou magnéticos de forma não-invasiva com a finalidade de excitar, bloquear ou inibir regiões do cérebro onde estão sendo aplicadas.
Confira aqui como foi esse bate-papo sensacional sobre a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT ou TMS) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC ou TDCS) e seu uso na clínica de dor.
E se você é profissional da saúde e ficou com dúvidas ou quer aprender mais sobre o assunto, semanalmente eu faço um Aulão abertos sobre Neuromodulação não-invasiva. Os aulões abertos são online e ao vivo para participar basta clicar aqui para se inscrever gratuitamente.